Cabotagem de Contêineres

Análise da estrutura de mercado no Brasil

Autores

Palavras-chave:

navegação, cabotagem, política pública, estrutura de mercado

Resumo

Em um contexto político de questionamento da política pública para a cabotagem brasileira de contêineres, o objetivo deste artigo é analisar a estrutura do mercado resultante de sua aplicação. São objetivos deste artigo: realizar breve análise histórica do tema da proteção do mercado de navegação no país (mais especificamente, a cabotagem de contêineres), identificar as empresas e a frota operante no setor e, por fim, analisar a estrutura de mercado resultante da política pública protecionista adotada, por meio de indicadores adequados (Índice Herfindahl-Hirshman), de forma a constatar se há concentração ou desconcentração de mercado e em que medida. O artigo se propõe a conhecer o atual estado da disciplina, de forma a possibilitar, em caso de alteração da política pública vigente, futuras comparações e análises.

Biografia do Autor

Elizabete Thomas, ANTAC; UCB (Univ. Católica de Brasília)

Doutoranda em Economia na Universidade Católica de Brasilia-UCB, Mestre em Administração pela UFBa e servidora pública federal na Agência Nacional de Transportes Aquaiviarios-Antaq. É autora de diversos na área de Economia Marítima e eh membro da Comissão de Direito Portuário e Marítimo da OAB/DF.

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Publicado

2021-06-28

Como Citar

Thomas, E. (2021). Cabotagem de Contêineres: Análise da estrutura de mercado no Brasil. Revista De Direito E Negócios Internacionais Da Maritime Law Academy - International Law and Business Review , 1(1), 207–231. Recuperado de https://mlawreview.emnuvens.com.br/mlaw/article/view/10