Política de ética editorial
1. A Revista reconhece que a ética acadêmica constitui um valor fundamental para a composição de uma rede de conhecimento relevante no meio científico, razão pela qual assume o compromisso de observar e promover os padrões éticos entre todas as partes envolvidas no processo de submissão, avaliação e publicação de artigos em edições deste periódico.
2. A ética acadêmica deve ser o valor que permeia todas as etapas do processo editorial. Ao assumir compromissos com a conduta ética e a qualidade das publicações, sua repercussão será vista diretamente na qualidade dos trabalhos recebidos, avaliados e publicados, além dos autores e das instituições que os apoiam, Não aceitamos práticas que indiquem ou se assemelhem a plágio, bem como qualquer outro comportamento que esteja distante dos padrões éticos exigidos.
3. As partes envolvidas no processo de publicação de cada número da Revista assumem, em consequência, o compromisso de agir de acordo com os valores éticos presentes no meio científico.
Em particular,
a) Os autores devem submeter seus trabalhos científicos de acordo com os resultados encontrados, abstendo-se de manipulá-los de acordo com seus interesses particulares ou apresentar conclusões que não forneçam detalhes e referências suficientes para a replicação dos experimentos por outros pesquisadores. Ao submeter um artigo científico, os autores devem assegurar que o artigo seja original, inédito e livre de quaisquer elementos que possam eventualmente caracterizar uma cópia. O plágio, independentemente da forma que assuma, representa comportamento antiético e reprovável, razão pela qual a revista rejeitará imediatamente o artigo, sem prejuízo de outras providências. A submissão duplicada do artigo científico a mais de um periódico também caracteriza comportamento contrário às normas éticas da academia e, em casos como este, o artigo científico também será rejeitado. No caso de coautoria, o autor do envio deve assegurar que todos os coautores concordam com a versão final do artigo, bem como com a sua publicação.
b) Os editores devem realizar os procedimentos de avaliação desk review exclusivamente de acordo com os critérios de mérito científico do artigo submetido, abstendo-se de qualquer tipo de favoritismo a pessoas próximas ou mesmo discriminação de autores por qualquer motivo. Em relação aos artigos científicos ainda pendentes de publicação, os editores estão proibidos de usar as informações obtidas desses trabalhos em suas próprias pesquisas e publicações sem o consentimento expresso do autor responsável pela publicação. Os editores também assumem o compromisso de confidencialidade, que consiste na impossibilidade de divulgar qualquer informação sobre os manuscritos submetidos à revista a qualquer pessoa, exceto nos casos de contato direto com membros do corpo editorial, revisores e o próprio autor. No caso de reclamações dos autores ou de quaisquer outros colaboradores, é dever dos editores adotar respostas imediatas e eficazes para sanar o problema.
c) Os revisores devem atuar, por meio da avaliação de trabalhos científicos submetidos e de acordo com sua experiência de pesquisa, de forma que contribua diretamente para o desenvolvimento da revista. Em caso de falta da qualificação necessária, seja acadêmica ou mesmo temática, bem como conflito de interesses, é dever do revisor comunicar a equipe editorial, com a maior brevidade possível, a impossibilidade de avaliar adequadamente a pesquisa, de modo que outro revisor poderá ser designado, sem prejuízo dos prazos da revista. Ao longo do processo de avaliação científica, os revisores se comprometem a manter a confidencialidade das informações privilegiadas ou ideias obtidas a partir da pesquisa avaliada, e que as mesmas não serão utilizadas como meio de obtenção de vantagem pessoal. A avaliação dos manuscritos deve ser realizada por meio de comentários objetivos, permitido que os revisores utilizem opiniões estruturadas em referências e argumentos de apoio, sem qualquer linguagem ofensiva, discriminatória ou que não esteja de acordo com a função do revisor.
Esta Política de Ética Editorial é baseada nas recomendações da Elsevier e da COPE - Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Periódicos.
O editor-chefe e os demais editores utilizam o software iThenticate para detectar plágio e para identificar e impedir a publicação de artigos em que ocorreu má conduta de pesquisa. Em nenhum caso, a revista ou seus editores encorajarão má conduta, ou conscientemente permitirão que tal má conduta ocorra.
No caso de o editor ou editores tomarem conhecimento de qualquer prática de má conduta em pesquisa, as ações necessárias serão adotadas; Se a submissão estiver em avaliação para publicação, será prontamente rejeitada. Se a má conduta for verificada após a publicação, medidas para retratação ou correção serão tomadas, estando os editores dispostos a publicar correções, esclarecimentos, retratações e desculpas quando necessário.