ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO VESSEL TRAFFIC SERVICE EM PORTOS BRASILEIROS

Um estudo sobre os portos do Açu e de Vitória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56258/issn.2763-8197.v2n2.p16-36

Palavras-chave:

Portos, VTS, VTMIS, Segurança da Navegação, Ferramenta Estratégica

Resumo

Este artigo se propõe a analisar a implantação do VTS no Brasil a partir de dois portos como referência: Porto de Vitória e o Porto do Açu. Vitória foi escolhido por ser o primeiro porto público do Brasil a implantar um VTMIS e Açu por ser o primeiro porto com VTS homologado, possuindo muitas características distintas entre si. A metodologia empregada incluiu a realização de entrevistas com profissionais de notório saber da área de referência do tema e revisão da bibliografia existente no Brasil e no mundo, a fim de conhecer as características do serviço de tráfego de embarcações no Brasil, identificar os desafios da implantação e de funcionamento e verificar os resultados esperados e alcançados, sendo uma pesquisa essencialmente qualitativa. Os resultados observados envolvem a percepção da redução de acidentes e de fatos da navegação com o VTS, contribuindo efetivamente para segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição no meio ambiente marinho. Observou-se também a utilização do VTS como ferramenta estratégica para atrair novos clientes e consolidação dos já existentes através de uma ótica de segurança. Percebeu-se que o Brasil ainda deve avançar quanto a implantação do serviço, empregando-o em áreas de maior fluxo, já que os benefícios são conhecidos. Identificou-se desafios quanto à formação de mão de obra para operadores. Por fim, verificou-se que Açu e Vitória tem servido como referência para outros portos brasileiros, recebendo diversas visitas de interessados no tema, contribuindo para expansão do serviço em território nacional.

Biografia do Autor

Marconi Mota Brasil, Centro de Instrução Almirante Graça Aranha

Graduado em Ciências Navais pela Escola Naval, pós-graduado em Máquinas pelo Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, pós-graduado em Sistemas de Navios pela UFRJ/MB. Atualmente exerce a função de Professor de navegação do Magistério Superior da Marinha do Brasil.

Matheus Perini, Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante

Técnico em Portos pelo Ifes. Tecnólogo em Logística pela Unesa. Aluno da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante do Curso de Formação de Oficiais de Náutica.

Pedro Nolasco, Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante / CIAGA

Aluno da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante do Curso de Formação de Oficiais de Náutica.

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

Mota Brasil, M., Perini Costa, M., & Oliveira Nolasco, P. H. (2022). ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO VESSEL TRAFFIC SERVICE EM PORTOS BRASILEIROS: Um estudo sobre os portos do Açu e de Vitória. Revista De Direito E Negócios Internacionais Da Maritime Law Academy - International Law and Business Review , 2(2), 16–36. https://doi.org/10.56258/issn.2763-8197.v2n2.p16-36