ESTIMATIVA DE EMISSÃO DE CO2

análise comparativa dos principais métodos e o caso em embarcações marítimas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56258/issn.2763-8197.v3n2.p30-47

Palavras-chave:

Fontes Móveis. Estimativas de Emissão. Neutralização de Emissões.

Resumo

No contexto de mudanças climáticas, o crescimento populacional e o processo de industrialização promovem constantes procura de energia. As emissões de gases do efeito estufa (GEE) apresentam crescimentos consideráveis e o gás carbônico (CO2) representa 97% dos gases emitidos pela queima de combustíveis fósseis.

No Brasil, o modal de transporte marítimo contribui para o desenvolvimento da indústria de óleo e gás principalmente nas operações de apoio na construção dos poços de petróleo e gás. Um dos impactos ambientais mais importantes nos serviços marítimos com embarcações é a poluição do ar compreendendo a emissão de gases e particulas da queima de combustíveis fósseis.

Neste recorte, buscamos avaliar com este artigo a quantidade de emissões do gás dióxido de carbono (CO2) equivalente associado ao consumo de combustíveis fósseis por fontes móveis geradoras (veículos a combustão), através da comparação dos quatro principais métodos de estimativas nas atividades operacionais com embarcações no ambiente offshore e os impactos para a neutralização por plantio de árvores e em área plantada.

Biografia do Autor

Luis Felipe Umbelino dos Santos, Instituto Federal Fluminense

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campus Macaé. Realizou Estagio de Pós-Doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2015), Doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2004) e Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001). Atuo como professor e coordenador do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, Doutorado em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos e da Pós Graduação Lato Sensu em Energias e Sustentabilidade. Participo como Conselheiro Titular do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba desde 2014 e como membro do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Macaé e das Ostras desde 2013 ate 2022. Atuo nas Áreas de Geografia, Ecologia e Hidrologia, com atividades recentes de pesquisa relacionadas a Gestão dos Recursos Hídricos, Conservação de Áreas Protegidas e Manejo de Bacias Hidrográficas. E pesquisador associado do Laboratório de Ecotoxicologia Ambiental - LEMAM/IFF e do Grupo de Estudos Ambientais - GEA/UERJ.

Luiz Pinedo Quinto Junior, Instituto Federal Fluminense

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília (1988) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense em Campos dos Goitacazes. Ministrou aulas no curso de Arquitetura e Urbanismo da UEL, Universidade Católica de Santos, Centro Universitário Belas Artes e Engenharia Civil da UnB.Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Gestão Municipal, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento Urbano-Gestão Participativa, Plano Diretor, Desenho e Projeto Urbano, grandes projetos de infra-estrutura e impactos urbanisticos e em Legislação Urbana e Ambiental. Pesquisa os impactos ambientais e urbanos da construção do Complexo Portuário do Açu-Norte do Rio de Janeiro.

Saulo Marelli Matos, Instituto Federal Fluminense

Possui graduação em Engenharia de Petroleo pela Universidade de Vila Velha (2008). Foi professor da Faculdade de Castelo de 2010 a 2011. Pós-graduado MBA em gestão empresarial - FGV (2014-2016). Especialização em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico pela UNESA (2018-2019).

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Publicado

2023-12-26

Como Citar

Felipe Umbelino dos Santos, L., Pinedo Quinto Junior, L., & Marelli Matos, S. (2023). ESTIMATIVA DE EMISSÃO DE CO2 : análise comparativa dos principais métodos e o caso em embarcações marítimas. Revista De Direito E Negócios Internacionais Da Maritime Law Academy - International Law and Business Review , 3(2), 30–47. https://doi.org/10.56258/issn.2763-8197.v3n2.p30-47