INTEGRAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL MARÍTIMO E DO DIREITO ADUANEIRO:
DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NAS OPERAÇÕES DE TRANSPORTE MARÍTIMO E COMÉRCIO EXTERIOR
DOI:
https://doi.org/10.56258/issn.2763-8197.v4n2.p122-145Palavras-chave:
Direito Internacional Marítimo, Direito Aduaneiro, Sustentabilidade, Compliance, Transporte Marítimo.Resumo
RESUMO: O transporte marítimo e o comércio internacional são fundamentais para a economia global, mas enfrentam desafios significativos devido à complexa rede de regulamentações que envolvem o Direito Internacional Marítimo e o Direito Aduaneiro. O problema de pesquisa que se propõe é: "Quais são os desafios jurídicos e regulatórios na integração dos sistemas de Direito Internacional Marítimo e Direito Aduaneiro para promover a sustentabilidade e a eficiência nas operações de transporte marítimo e comércio exterior?" A integração eficaz desses sistemas é essencial para assegurar operações seguras, ambientalmente responsáveis e eficientes, protegendo tanto os direitos dos trabalhadores quanto a soberania nacional. Aspectos como a harmonização de normas internacionais, incluindo UNCLOS, MARPOL e a Convenção de Haia-Visby, com as regulamentações aduaneiras, e a aplicação da legislação nacional como a Lei nº 9.537/97 (Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário) são cruciais para a conformidade e eficiência. Adicionalmente, a responsabilidade do transportador, a proteção ambiental, o gerenciamento de resíduos e as questões de segurança marítima são de destaque, assim como a aplicação da Convenção MLC, 2006 para os direitos dos tripulantes e o papel da tecnologia na melhoria do compliance e da gestão aduaneira. Este estudo visa explorar as implicações jurídicas e práticas dessa integração, considerando os desafios de coordenar normas e processos para promover a sustentabilidade, proteger o meio ambiente e aumentar a eficiência nos processos de comércio e transporte marítimo.
Referências
Referências
Bain, R., et al. Blockchain and Trade Compliance: Enhancing Security and Transparency. Journal of Supply Chain Management, 29(3), 124-141.
Brasil. Lei nº 9.537/97 - Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário.
Brown, T. Maritime Labour Standards in Developing Nations: Challenges and Solutions. International Labour Review, 156(4), 223-240.
Carter, A. International Transportation Law: The Montreal Convention. Cambridge Maritime Review, 25(3), 42-59.
Cheng, L. Global Customs Standards and Technological Integration. World Customs Journal, 12(1), 87-102.
Davies, P. Maritime Liability and Insurance: An International Perspective. London: Routledge.
Gold, E. Environmental Regulations for Shipping: An Analysis of MARPOL and Beyond. New York: Maritime Press.
Hague-Visby Rules. International Convention for the Unification of Certain Rules of Law Relating to Bills of Lading.
Harrison, M. The Integration of Maritime Law and Customs Regulations: Challenges and Solutions. Oxford Journal of Maritime Law, 45(2), 112-135.
IMO. International Convention for the Prevention of Pollution from Ships (MARPOL). IMO. International Convention for the Safety of Life at Sea (SOLAS).
ILO. Maritime Labour Convention, 2006.
Kraska, J. The Law of the Sea: An Introduction. Cambridge: Cambridge University Press.
Lee, H. The Role of Unions in Enforcing Maritime Labour Standards. Journal of Maritime Studies, 29(1), 45-61.
Lloyd, R. The Impact of the Warsaw and Hague-Visby Conventions on Maritime Law. Oceanic Law Review, 21(4), 155-178.
MARPOL. International Convention for the Prevention of Pollution from Ships.
Mason, R. Global Standards and the Future of Maritime Labour. Maritime Policy & Management, 46(8), 867-888.
Mitchell, P. Environmental Law in International Trade: The Case of MARPOL. Global Environmental Studies, 28(4), 489-510.
Mitchell, P. Technology and Maritime Security: The Role of AI in Port Operations. Global Security Studies, 14(2), 78-92.
Morris, T. Challenges to Technological Integration in Global Trade. Global Trade Review, 23(4), 321-335.
Papageorgiou, A. Harmonization of International Maritime and Customs Law. Journal of International Trade Law, 39(3), 153-178.
Petrie, D. The Maritime Labour Convention: A Decade of Implementation. Maritime Law Review, 25(2), 101-115.
P&I Clubs. Protection and Indemnity Clubs and Insurance in Maritime Operations.
Roe, T. Limitation of Liability under the Hague-Visby Rules: Legal and Practical Issues. Maritime Law Review, 54(1), 25-47.
Sánchez, R. The Politics of Maritime Jurisdiction and Economic Interests. Maritime Policy and Management, 45(5), 678-693.
Smith, J., & John, R. Cybersecurity in Modern Customs Systems: Risks and Solutions. Journal of Digital Trade Security, 7(3), 55-70.
Smith, K. Flag of Convenience: Implications for Workers' Rights. Journal of Shipping Law, 33(4), 305-326.
Stewart, J. Advances in Maritime Technology and Compliance Monitoring. International Journal of Transport Management, 12(2), 123-140.
Stewart, J. Integrating Customs and Maritime Security Protocols. Transport Security, 20(1), 10-28.
Taylor, S. Capacity Building for Technological Adaptation in Developing Countries. International Trade and Development, 18(2), 145-162.
Vogel, F. International Maritime Law and Customs Coordination: A Global Perspective. Rotterdam: Van Haren Publishing.
Williams, J. The Impact of National Legislation on the Maritime Labour Convention's Effectiveness. Maritime and Labour Journal, 22(3), 114-131.
World Customs Organization (WCO). Revised Kyoto Convention.
Zhang, Q., et al. The Role of AI in Enhancing Trade and Customs Efficiency. Journal of International Business Studies, 52(5), 2037-2055.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Direito e Negócios Internacionais da Maritime Law Academy - International Law and Business Review

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.