O CASO EVER GIVEN E A AVARIA GROSSA
Uma análise operacional e comercial
DOI:
https://doi.org/10.56258/issn.2763-8197.v2n2.p146-173Palavras-chave:
Condições meteorológicas, Varação, Avaria grossa, Gestão náutica, Gestão comercialResumo
Não obstante a importância do desenvolvimento comercial internacional e seus enfrentamentos, o debate das questões acerca da utilização de grandes navios se faz muito mais amplo do que uma mera observação dos problemas ou avarias que eles podem causar. Tais eventos podem e devem ser analisados de uma forma mais profunda e amplamente contextualizada, tanto no aspecto náutico, quanto no aspecto comercial. A cooperação entre esses entes desponta como uma ferramenta de extrema importância para a efetivação positiva dessa utilização. O caso do navio “Ever Given” foi utilizado neste artigo para demonstrar de forma tácita como um evento pode ter tantos desdobramentos positivos ou negativos, dependendo da cooperação existente entre tais entes, assim como a segurança marítima, tão necessária, mas às vezes tão colocada em prova em determinadas situações. Por fim, cumpre-se atestar que a avaria grossa é, sim, algo possível nesse caso, e poderia ter sido evitada, caso houvesse maior integração entre os entes intervenientes.
Referências
COLLYER, Marco Antonio; COLLYER, Wesley. Dicionário de comércio marítimo. 3. ed. Rio de Janeiro: Lutécia, 2002.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3. ed. totalmente revista e ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
GIBERTONI, Carla Adriana Comitre. Teoria e prática do direito marítimo. 2. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2005.
MIRANDA FILHO, Ferdinand Verardy. O quê você deve saber sobre avaria grossa. Rio de Janeiro: Fundação de Estudos do Mar, 1995.
OCTAVIANO MARTINS, Eliane M. Curso de direito marítimo. Barueri: Manole, 2015. v. 3: Contratos e processos.
OCTAVIANO MARTINS, Eliane M. Vade mecum de direito marítimo. Barueri: Manole, 2015.
OCTAVIANO MARTINS, Eliane M.; OLIVEIRA, Paulo Henrique Reis de. Direito marítimo e portuário: estudos em homenagem ao Professor Sergio Matte. Belo Horizonte: Arraes Editores, 2017.
PEREIRA, Rucemah Leonardo Gomes. Avaria grossa e perigo: Regras de York e Antuérpia. Rio de Janeiro: Femar, 1996.
SICA, Heitor Vitor Mendonça. Comentários ao CPC: arts 674 ao 718. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2016.
https://elcorreodeburgos.elmundo.es/articulo/provincia/paron-canal-suez-impide-michelin-activar-jueves/20210330115449376194.html. Acesso em: 21 abr. 2021.
https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/entenda-a-importancia-do-canal-de-suez-e-como-ele-pode-aparecer-nas-provas. Acesso em: 21 abr. 2021.
https://www.bbc.com/portuguese/internacional/56535868. Acesso em: 21 abr. 2021.
https://www.youtube.com/watch?v=29toNsJW68c-responsabilidadese desdobramentosdoencalhedoEverGivennocanaldeSuez. Acesso em: 29 abr. 2021.
www.https://jus.com.br/artigos/60845/avarias-maritimas-aspectos-gerais-e-legislacao-aplicavel. Acesso em: 19 abr. 2021.
www.https://portogente.com.br/colunistas/eliane-octaviano/14741-alteracoes-e-conflitos -nas-regras-de-york-antuerpia. Acesso em: 21 abr. 2021.
www.https://ukpandi.com/news-and-resources/press-release-articles/2021/ever-given-grounding-in-suez-canal/. Acesso em: 13/05/2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Direito e Negócios Internacionais da Maritime Law Academy - International Law and Business Review
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.