Constitucionalização do Direito Marítimo e do Direito Portuário
Resumen
O artigo objetiva discorrer sobre as possibilidades de constitucionalização do Direito Marítimo e do Direito Portuário brasileiros, a partir da regulação setorial do transporte marítimo e da atividade portuária, em face da ausência de serviço adequado (previsibilidade, modicidade, pontualidade e eficiência) ao usuário. O tema se justifica pela necessidade de equilíbrio entre os interesses da carga (usuário), de um lado, e do transportador marítimo internacional e do operador portuário, de outro lado. Para tanto, o artigo está dividido em duas partes e tem a hipótese que os fundamentos constitucionais aumentam efetividade do serviço adequado no setor acima. O Capítulo 1 introduz o Direito Marítimo e o Direito Portuário e o Capítulo 2 discorre sobre os fundamentos constitucionais da regulação. As considerações finais comprovam a importância do constitucionalismo para a efetividade do serviço adequado, especialmente com base no art. 174, caput, da Constituição Federal.
Citas
ARROYO, Ignacio. Compendio de Derecho marítimo. 2. ed. Madrid: Tecnos, 2002.
ATIENZA, Manuel. As Razões do Direito - Teorias da Argumentação Jurídica - Perelman, Toulmin, MacCormick, Alexy e outros. 2ª. ed. São Paulo: Landy, 2002.
ATIENZA, Manuel. Una Filosofia del Derecho para el Mundo Latino. Otra vuelta de tuerca, Mimeografado, 2015.
BAUCHET, Pierre. Les transports mondiaux, instrument de domination. Paris: Economica, 1998.
CASTRO JUNIOR, Osvaldo Agripino de; RODRIGUES, Maycon. Direito Portuário: Modicidade, Previsibilidade e defesa da concorrência. Florianópolis: Conceito, 2019.
CRUZ, Paulo Márcio. Fundamentos do Direito Constitucional. Curitiba: Juruá, 2002.
HELD, David; McGREW, Anthony; GOLDBLATT, David; PERRATON, Jonathan. Global transformations: Politics, economics and culture. Stanford: Stanford University Press, 1999.
HESSE, Konrad. A força normativa da Constituição. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris, 1991.
JORDÃO, Eduardo. Controle judicial de uma administração pública complexa – A experiência estrangeira na adaptação da intensidade do Controle. São Paulo: Malheiros, 2016.
JUSTEN FILHO, Marçal. Curso de Direito Administrativo. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
LORANGE, Peter. Shipping Company Strategies: Global Management under Turbulent Conditions. London: Emerald, 2008.
MOURA, Geraldo Bezerra de. Direito da navegação. São Paulo: Aduaneiras, 1991.
SUNSTEIN, Cass R. Free Markets and Social Justice. Oxford University Press: Oxford, New York, 1999.
TETLEY, William. International Maritime and Admiralty Law. Québec: Éditions Yvon Blais, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Direito e Negócios Internacionais - International Law and Business Review
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.