Combústíveis marítimos alternativos
Relevância e viabilidade
Palavras-chave:
combustíveis alternativos; transporte marítimo; comércio internacional., alternative fuels; sea transport; international trade.Resumo
O comércio internacional tem como base o transporte marítimo que se encontra em um contexto energético dependente de combustíveis fósseis, mas na transição para um cenário mais sustentável, com energia renovável e combustíveis alternativos como vetores relevantes para a geração de potência em navios. Essa mudança é incentivada por questões econômicas e ambientais, através de estratégias como a implementação de regras para a redução da emissão de gases do efeito estufa pautadas nas reuniões da Organização Marítima Internacional (IMO), que apresentam regulamentações cada vez mais rígidas. Dessa forma, o presente artigo busca mostrar a relevância dos combustíveis alternativos para o transporte marítimo, analisando sua viabilidade de acordo com a movimentação do comércio internacional.
Referências
Airclim. Air pollution from ships. Disponível em: http://www.airclim.org/sites/default/files/documents/Air%20pollution%20from%20ships_Nov_2011.pdf. Acesso em: 15 out. 2019.
ALATALO, Martti. How to improve the marine industry’s energy efficiency through hybridization. Disponível em: https://www.focusondrives.com/how-to-improve-the-marine-industrys-energy-efficiency-through-hybridization/. Acesso em: 25 out. 2019.
Biodieselbr. Acordo da IMO obriga a reduzir enxofre no combustível marítimo. Disponível em: https://www.biodieselbr.com/noticias/meioambiente/emissoes/acordo-imo-obriga-reduzir-enxofre-combustivel-maritimo-300317. Acesso em: 05 out. 2019.
BIROL, Fatih; SEKO, Hiroshige. International Agency Energy. The Future of Hydrogen: Seizing today’s opportunities. Disponível em: https://www.iea.org/reports/the-future-of-hydrogen. Acesso em: 01 nov. 2020.
Blog.solistica. Programa global do comércio marítimo. Disponível em: https://blog.solistica.com/pt-br/panorama-global-do-comercio-maritimo. Acesso em: 02 fev. 2021.
Bloomberg. Frete pode subir com nova regra para combustível marítimo. Disponível em: https://www.bloomberg.com.br/blog/frete-pode-subir-com-nova-regra-para-combustivel-maritimo/. Acesso em: 04 jul. 2021.
Centro Brasileiro de infraestrutura. CBIE. Qual o combustível usado por navios? Disponível em:https://cbie.com.br/artigos/qual-o-combustivel-usado-por-navios/#:~:text=Atualmente%2C%20o%20combust%C3%ADvel%20utilizado%20pela,bunker%20oil. Acesso em: 26 set. 2019.
China Daily Asia. Ship emissions choking the region. Disponível em: https://www.chinadailyasia.com/asiaweekly/2016-05/20/content_15436449.html. Acesso em: 15 out. 2019.
Clickpetroleoegas. Navio movido a hidrogênio poderia transformar a indústria naval, ajudando na diminuição dos gases de efeito estufa. Disponível em: https://clickpetroleoegas.com.br/navio-movido-a-hidrogenio-poderia-transformar-a-industria-naval-ajudando-na-diminuicao-dos-gases-de-efeito-estufa/. Acesso em: 19 ago. 2021.
Diário do Comércio. Diesel pode ficar mais caro com alta de biocombustível. Disponível em: https://diariodocomercio.com.br/economia/diesel-pode-ficar-mais-caro-com-alta-de-biocombustivel/. Acesso em: 30 out. 2020.
Diretiva 2014/94/EU. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:32014L0094&from=EN. Acesso em: 05 out. 2019.
Energy Policy Act. EPAct. Alternative Fuel Definition. Disponível em: https://afdc.energy.gov/laws/391. Acesso em: 18 out. 2019.
Epbr. Green shipping: o futuro da navegação. Disponível em: https://epbr.com.br/green-shipping-o-futuro-da-navegacao-por-bruno-alamino/. Acesso em: 18 ago. 2021.
Epbr. Total anuncia primeiro navio bunker de gás natural liquefeito. Disponível em: https://epbr.com.br/total-anuncia-primeiro-navio-bunker-de-gas-natural-liquefeito/. Acesso em: 18 ago. 2021.
Exame. Primeiro navio de carga movido a hidrogênio vai operar no rio Sena. Disponível em: https://exame.com/inovacao/primeiro-navio-de-carga-movido-a-hidrogenio-vai-operar-no-rio-sena/. Acesso em: 19 ago. 2021.
Financial Times. Pollution: the race to clean up the shipping industry. Disponivel em: https://www.ft.com/content/642b6b62-70ab-11e9-bf5c-6eeb837566c5. Acesso em: 04 out. 2019.
Folha.uol. Indústria teme novo repique no frete após encalhe de navio Canal de Suez. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/03/industria-teme-novo-repique-no-frete-apos-encalhe-de-navio-no-canal-de-suez.shtml. Acesso em: 04 jul. 2021.
G1.globo. Viking Line constrói navio mais ecológico do mundo na Finlândia. Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/12/viking-line-constroi-navio-mais-ecologico-do-mundo-na-finlandia.html. Acesso em: 18 ago. 2021.
Glomeep. Hybridization (plug-in or conventional). Disponível em: https://glomeep.imo.org/technology/hybridization-plug-in-or-conventional/. Acesso em: 22 out. 2019.
Gov. Comitê de Avaliação do Abastecimento de Combustíveis Aquaviários. Disponível em: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/secretarias/petroleo-gas-natural-e-biocombustiveis/abastece-brasil/resolucao-cnpe-no-18-2019/RelatorioFinalResCNPE18_2019_Bunker.pdf. Acesso em: 02 jul. 2021.
Ilo.org. Conselho de Administração da OIT pede ação urgente para enfrentar o impacto da COVID-19 sobre os marítimos. Disponível em: https://www.ilo.org/brasilia/noticias/WCMS_763720/lang--pt/index.htm. Acesso em: 03 jul. 2021.
IMO. Carreiras na IMO. Disponível em: https://www.imo.org/fr/About/Careers. Acesso em: 02 jul. 2021.
International Maritime Organization. IMO. Greenhouse Gas Emissons. Disponivel em: https://www.imo.org/en/OurWork/Environment/Pages/GHG-Emissions.aspx. Acesso em: 19 out. 2019.
International Maritime Organization. IMO. IMO sets 2020 date for ships to comply with low sulphur fuel oil requirement. Disponível em: https://www.imo.org/en/MediaCentre/PressBriefings/Pages/MEPC-70-2020sulphur.aspx. Acesso em: 05 out. 2019.
Jornal Oficial da União Europeia. Diretiva 2014/94/UE do Parlamento Europeu e do Conselho de 22 de outubro de 2014. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/HTML/?uri=CELEX:32014L0094&from=FI. Acesso em: 17 out. 219.
Merriam Webste. Alternative fuel. Disponível em: https://www.merriam-webster.com/dictionary/alternative%20fuel. Acesso em: 18 out. 2019.
Noticias.portalindustria. Comércio marítimo resiste até março, mas é preciso garantir operações para enfrentar covid-19. Disponível em: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/infraestrutura/comercio-maritimo-resiste-no-trimestre-mas-e-preciso-garantir-operacoes-para-enfrentar-pandemia/. Acesso em: 03 jul. 2021.
Petronoticiais. WÄRTSILÄ apresenta novos planos para óleo e gás, com foco em navios híbridos e digitalização. Disponível em: https://petronoticias.com.br/wartsila-apresenta-novos-planos-para-oleo-e-gas-com-foco-em-navios-hibridos-e-digitalizacao/. Acesso em: 20 out. 2019.
Portal Energia. Hidrogénio será o combustível do futuro energético limpo e seguro. Disponível em: https://www.portal-energia.com/hidrogenio-combustivel-futuro-energetico-limpo-seguro-147460/. Acesso em: 30 out. 2020.
Portal Naval. Soluções híbridas de propulsão usando GNL. Disponível em: https://portalnaval.com.br/noticia/danfoss-solucoes-hibridas-de-propulsao-usando-gnl/.Acesso em: 16 out. 2019.
Portos e Navios. Aumento no combustível marítimo em 50% por mudança regulatória impacta em presas do setor. Disponível em: https://www.portosenavios.com.br/noticias/navegacao-e-marinha/aumento-no-combustivel-maritimo-em-50-por-mudanca-regulatoria-impacta-empresas-do-setor#:~:text=Desde%20o%20dia%201%C2%BA%20de,%2C%20na%20sigla%20em%20ingl%C3%AAs). Acesso em: 21 out. 2020.
Portos e Navios. MOL encomenda 4 navios movidos a GNL – e serão 90 até 2030. Disponível em: https://www.portosenavios.com.br/noticias/navegacao-e-marinha/mol-encomenda-4-navios-movidos-a-gnl-e-serao-90-ate-2030. Acesso em: 18 ago. 2021.
Portos e navios. Oportunidades para o Brasil no setor de transporte marítimo. Disponível em: https://www.portosenavios.com.br/artigos/artigos-de-opiniao/oportunidades-para-o-brasil-no-setor-de-transporte-maritimo. Acesso em: 07 out. 2019
Pp.nexojornal. Por mares nunca dantes navegados: os combustíveis marítimos do século 21. Disponível em: https://pp.nexojornal.com.br/opiniao/2020/Por-mares-nunca-dantes-navegados-os-combust%C3%ADveis-mar%C3%ADtimos-do-s%C3%A9culo-21. Acesso em: 18 ago. 2021.
Renotec. Biodiesel no Brasil: Perspectiva para o futuro. Disponível em: https://renotecjr.com.br/biodiesel-no-brasil-perspectivas-para-o-futuro/. Acesso em: 22 out. 2020.
Revistagloborural. Alto custo do frete marítimo afeta exportações de arroz. Disponível em: https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/Arroz/noticia/2021/07/alto-custo-do-frete-maritimo-afeta-exportacoes-de-arroz.html. Acesso em: 04 jul. 2021.
SCHILLER, Rodrigo. Análise da eficiência energética em navios mercantes e estudos de caso do consumo de combustível em navio aliviador do tipo Suezmax. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-03032017 135911/publico/RodrigoAchillesSchillerCorr17.pdf. Acessso em: 15 out. 2019.
Shippax. World’s largest plug-in Color Hybrid Ferry. Disponível em: https://www.shippax.com/backnet/media_archive/original/3b29fc8f5088bd2fa84c6e3387451516.pdf. Acesso em: 22 out. 2019.
Sinaval. Soluções híbridas de propulsão. Disponível em: http://sinaval.org.br/2017/02/solucoes-hibridas-de-propulsao/. Acesso em: 21 out. 2019.
Sinaval. Transição para uma indústria naval de baixo carbono pode viver retrocesso. Disponível em: http://sinaval.org.br/2020/10/transicao-para-uma-industria-naval-de-baixo-carbono-pode-viver-retrocesso/. Acesso em: 03 jan. 2021.
Unctad. Revisão do Transporte Marítimo. Disponível em: https://unctad.org/webflyer/review-maritime-transport-2020. Acesso em: 03 jul. 2021.
University of Manchester. Shipping industry needs an alternative to fossil fuels, but which one? Disponível em: https://phys.org/news/2018-04-shipping-industry-alternative-fossil-fuels.html. Acesso em: 06 out. 2019.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Direito e Negócios Internacionais da Maritime Law Academy - International Law and Business Review
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.