Combústíveis marítimos alternativos

Relevância e viabilidade

Autores

Palavras-chave:

combustíveis alternativos; transporte marítimo; comércio internacional., alternative fuels; sea transport; international trade.

Resumo

O comércio internacional tem como base o transporte marítimo que se encontra em um contexto energético dependente de combustíveis fósseis, mas na transição para um cenário mais sustentável, com energia renovável e combustíveis alternativos como vetores relevantes para a geração de potência em navios. Essa mudança é incentivada por questões econômicas e ambientais, através de estratégias como a implementação de regras para a redução da emissão de gases do efeito estufa pautadas nas reuniões da Organização Marítima Internacional (IMO), que apresentam regulamentações cada vez mais rígidas. Dessa forma, o presente artigo busca mostrar a relevância dos combustíveis alternativos para o transporte marítimo, analisando sua viabilidade de acordo com a movimentação do comércio internacional.

Biografia do Autor

Milena Varella Pimenta, Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante

Graduanda em Ciências Náuticas pela Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante do Rio de Janeiro - EFOMM-RJ.

Monique Mota Martins, Centro de Instrução Almirante Graça Aranha

Oficial de Náutica da Marinha Mercante. Mestra em Engenharia Oceânica - UFRJ.

Referências

Airclim. Air pollution from ships. Disponível em: http://www.airclim.org/sites/default/files/documents/Air%20pollution%20from%20ships_Nov_2011.pdf. Acesso em: 15 out. 2019.

ALATALO, Martti. How to improve the marine industry’s energy efficiency through hybridization. Disponível em: https://www.focusondrives.com/how-to-improve-the-marine-industrys-energy-efficiency-through-hybridization/. Acesso em: 25 out. 2019.

Biodieselbr. Acordo da IMO obriga a reduzir enxofre no combustível marítimo. Disponível em: https://www.biodieselbr.com/noticias/meioambiente/emissoes/acordo-imo-obriga-reduzir-enxofre-combustivel-maritimo-300317. Acesso em: 05 out. 2019.

BIROL, Fatih; SEKO, Hiroshige. International Agency Energy. The Future of Hydrogen: Seizing today’s opportunities. Disponível em: https://www.iea.org/reports/the-future-of-hydrogen. Acesso em: 01 nov. 2020.

Blog.solistica. Programa global do comércio marítimo. Disponível em: https://blog.solistica.com/pt-br/panorama-global-do-comercio-maritimo. Acesso em: 02 fev. 2021.

Bloomberg. Frete pode subir com nova regra para combustível marítimo. Disponível em: https://www.bloomberg.com.br/blog/frete-pode-subir-com-nova-regra-para-combustivel-maritimo/. Acesso em: 04 jul. 2021.

Centro Brasileiro de infraestrutura. CBIE. Qual o combustível usado por navios? Disponível em:https://cbie.com.br/artigos/qual-o-combustivel-usado-por-navios/#:~:text=Atualmente%2C%20o%20combust%C3%ADvel%20utilizado%20pela,bunker%20oil. Acesso em: 26 set. 2019.

China Daily Asia. Ship emissions choking the region. Disponível em: https://www.chinadailyasia.com/asiaweekly/2016-05/20/content_15436449.html. Acesso em: 15 out. 2019.

Clickpetroleoegas. Navio movido a hidrogênio poderia transformar a indústria naval, ajudando na diminuição dos gases de efeito estufa. Disponível em: https://clickpetroleoegas.com.br/navio-movido-a-hidrogenio-poderia-transformar-a-industria-naval-ajudando-na-diminuicao-dos-gases-de-efeito-estufa/. Acesso em: 19 ago. 2021.

Diário do Comércio. Diesel pode ficar mais caro com alta de biocombustível. Disponível em: https://diariodocomercio.com.br/economia/diesel-pode-ficar-mais-caro-com-alta-de-biocombustivel/. Acesso em: 30 out. 2020.

Diretiva 2014/94/EU. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:32014L0094&from=EN. Acesso em: 05 out. 2019.

Energy Policy Act. EPAct. Alternative Fuel Definition. Disponível em: https://afdc.energy.gov/laws/391. Acesso em: 18 out. 2019.

Epbr. Green shipping: o futuro da navegação. Disponível em: https://epbr.com.br/green-shipping-o-futuro-da-navegacao-por-bruno-alamino/. Acesso em: 18 ago. 2021.

Epbr. Total anuncia primeiro navio bunker de gás natural liquefeito. Disponível em: https://epbr.com.br/total-anuncia-primeiro-navio-bunker-de-gas-natural-liquefeito/. Acesso em: 18 ago. 2021.

Exame. Primeiro navio de carga movido a hidrogênio vai operar no rio Sena. Disponível em: https://exame.com/inovacao/primeiro-navio-de-carga-movido-a-hidrogenio-vai-operar-no-rio-sena/. Acesso em: 19 ago. 2021.

Financial Times. Pollution: the race to clean up the shipping industry. Disponivel em: https://www.ft.com/content/642b6b62-70ab-11e9-bf5c-6eeb837566c5. Acesso em: 04 out. 2019.

Folha.uol. Indústria teme novo repique no frete após encalhe de navio Canal de Suez. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/03/industria-teme-novo-repique-no-frete-apos-encalhe-de-navio-no-canal-de-suez.shtml. Acesso em: 04 jul. 2021.

G1.globo. Viking Line constrói navio mais ecológico do mundo na Finlândia. Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/12/viking-line-constroi-navio-mais-ecologico-do-mundo-na-finlandia.html. Acesso em: 18 ago. 2021.

Glomeep. Hybridization (plug-in or conventional). Disponível em: https://glomeep.imo.org/technology/hybridization-plug-in-or-conventional/. Acesso em: 22 out. 2019.

Gov. Comitê de Avaliação do Abastecimento de Combustíveis Aquaviários. Disponível em: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/secretarias/petroleo-gas-natural-e-biocombustiveis/abastece-brasil/resolucao-cnpe-no-18-2019/RelatorioFinalResCNPE18_2019_Bunker.pdf. Acesso em: 02 jul. 2021.

Ilo.org. Conselho de Administração da OIT pede ação urgente para enfrentar o impacto da COVID-19 sobre os marítimos. Disponível em: https://www.ilo.org/brasilia/noticias/WCMS_763720/lang--pt/index.htm. Acesso em: 03 jul. 2021.

IMO. Carreiras na IMO. Disponível em: https://www.imo.org/fr/About/Careers. Acesso em: 02 jul. 2021.

International Maritime Organization. IMO. Greenhouse Gas Emissons. Disponivel em: https://www.imo.org/en/OurWork/Environment/Pages/GHG-Emissions.aspx. Acesso em: 19 out. 2019.

International Maritime Organization. IMO. IMO sets 2020 date for ships to comply with low sulphur fuel oil requirement. Disponível em: https://www.imo.org/en/MediaCentre/PressBriefings/Pages/MEPC-70-2020sulphur.aspx. Acesso em: 05 out. 2019.

Jornal Oficial da União Europeia. Diretiva 2014/94/UE do Parlamento Europeu e do Conselho de 22 de outubro de 2014. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/HTML/?uri=CELEX:32014L0094&from=FI. Acesso em: 17 out. 219.

Merriam Webste. Alternative fuel. Disponível em: https://www.merriam-webster.com/dictionary/alternative%20fuel. Acesso em: 18 out. 2019.

Noticias.portalindustria. Comércio marítimo resiste até março, mas é preciso garantir operações para enfrentar covid-19. Disponível em: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/infraestrutura/comercio-maritimo-resiste-no-trimestre-mas-e-preciso-garantir-operacoes-para-enfrentar-pandemia/. Acesso em: 03 jul. 2021.

Petronoticiais. WÄRTSILÄ apresenta novos planos para óleo e gás, com foco em navios híbridos e digitalização. Disponível em: https://petronoticias.com.br/wartsila-apresenta-novos-planos-para-oleo-e-gas-com-foco-em-navios-hibridos-e-digitalizacao/. Acesso em: 20 out. 2019.

Portal Energia. Hidrogénio será o combustível do futuro energético limpo e seguro. Disponível em: https://www.portal-energia.com/hidrogenio-combustivel-futuro-energetico-limpo-seguro-147460/. Acesso em: 30 out. 2020.

Portal Naval. Soluções híbridas de propulsão usando GNL. Disponível em: https://portalnaval.com.br/noticia/danfoss-solucoes-hibridas-de-propulsao-usando-gnl/.Acesso em: 16 out. 2019.

Portos e Navios. Aumento no combustível marítimo em 50% por mudança regulatória impacta em presas do setor. Disponível em: https://www.portosenavios.com.br/noticias/navegacao-e-marinha/aumento-no-combustivel-maritimo-em-50-por-mudanca-regulatoria-impacta-empresas-do-setor#:~:text=Desde%20o%20dia%201%C2%BA%20de,%2C%20na%20sigla%20em%20ingl%C3%AAs). Acesso em: 21 out. 2020.

Portos e Navios. MOL encomenda 4 navios movidos a GNL – e serão 90 até 2030. Disponível em: https://www.portosenavios.com.br/noticias/navegacao-e-marinha/mol-encomenda-4-navios-movidos-a-gnl-e-serao-90-ate-2030. Acesso em: 18 ago. 2021.

Portos e navios. Oportunidades para o Brasil no setor de transporte marítimo. Disponível em: https://www.portosenavios.com.br/artigos/artigos-de-opiniao/oportunidades-para-o-brasil-no-setor-de-transporte-maritimo. Acesso em: 07 out. 2019

Pp.nexojornal. Por mares nunca dantes navegados: os combustíveis marítimos do século 21. Disponível em: https://pp.nexojornal.com.br/opiniao/2020/Por-mares-nunca-dantes-navegados-os-combust%C3%ADveis-mar%C3%ADtimos-do-s%C3%A9culo-21. Acesso em: 18 ago. 2021.

Renotec. Biodiesel no Brasil: Perspectiva para o futuro. Disponível em: https://renotecjr.com.br/biodiesel-no-brasil-perspectivas-para-o-futuro/. Acesso em: 22 out. 2020.

Revistagloborural. Alto custo do frete marítimo afeta exportações de arroz. Disponível em: https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/Arroz/noticia/2021/07/alto-custo-do-frete-maritimo-afeta-exportacoes-de-arroz.html. Acesso em: 04 jul. 2021.

SCHILLER, Rodrigo. Análise da eficiência energética em navios mercantes e estudos de caso do consumo de combustível em navio aliviador do tipo Suezmax. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-03032017 135911/publico/RodrigoAchillesSchillerCorr17.pdf. Acessso em: 15 out. 2019.

Shippax. World’s largest plug-in Color Hybrid Ferry. Disponível em: https://www.shippax.com/backnet/media_archive/original/3b29fc8f5088bd2fa84c6e3387451516.pdf. Acesso em: 22 out. 2019.

Sinaval. Soluções híbridas de propulsão. Disponível em: http://sinaval.org.br/2017/02/solucoes-hibridas-de-propulsao/. Acesso em: 21 out. 2019.

Sinaval. Transição para uma indústria naval de baixo carbono pode viver retrocesso. Disponível em: http://sinaval.org.br/2020/10/transicao-para-uma-industria-naval-de-baixo-carbono-pode-viver-retrocesso/. Acesso em: 03 jan. 2021.

Unctad. Revisão do Transporte Marítimo. Disponível em: https://unctad.org/webflyer/review-maritime-transport-2020. Acesso em: 03 jul. 2021.

University of Manchester. Shipping industry needs an alternative to fossil fuels, but which one? Disponível em: https://phys.org/news/2018-04-shipping-industry-alternative-fossil-fuels.html. Acesso em: 06 out. 2019.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000.

Downloads

Publicado

2021-12-13

Como Citar

Varella Pimenta, M., & Mota Martins, M. (2021). Combústíveis marítimos alternativos: Relevância e viabilidade. Revista De Direito E Negócios Internacionais Da Maritime Law Academy - International Law and Business Review , 1(2), 32–53. Recuperado de https://mlawreview.emnuvens.com.br/mlaw/article/view/40