O Encalhe do navio Ever Given e a vulnerabilidade do trabalhador marítimo no contexto da responsabilização pelo acidente
Uma leitura crítica
Palavras-chave:
bandeiras de conveniência, trabalhadores marítimos, recrutamento de marítimos, vulnerabilidade.Resumo
O artigo tem como objetivo identificar a vulnerabilidade dos marítimos em caso de acidentes de grande repercussão como o ocorrido com o navio mercante Ever Given no Canal de Suez. Analisa a sistemática dos registros abertos no cenário atual da indústria da navegação sob a perspectiva da complexidade das relações que gravitam em torno da operação dos navios mercantes e os impactos nas relações de trabalho marítimo. A partir da identificação do processo de recrutamento desses profissionais, e da inexistência de um vínculo genuíno dos países fornecedores de bandeira com os proprietários das embarcações, fragiliza-se o controle do Estado da Bandeira, contribuindo para o risco de responsabilização dos marítimos pela ocorrência de acidentes com repercussão econômica.
Referências
ALDERTON, Patrick M. Reeds Sea Transport. Operation and Economics. Londres: Adlard Coles Nautical, 2011.
BOCZEK, Boleslaw Adam. Flags of Convenience. An International Legal Study. Cambridge: Harvard University Press, 1962.
CASTRO JR., Osvaldo Agripino de. Segurança Marítima e Bandeiras de Conveniência: Possibilidades de Regulação. In: CASTRO JR., Osvaldo Agripino de (Coord.) Direito Marítimo, Regulação e Desenvolvimento. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2011, pp. 581-620.
FITZPATRICK, Deirdre and ANDERSON, Michael (Ed.). Seafarers´ Rights. Oxford: Oxford University Press, 2005.
GEORGE, Rose. Deep Sea and Foreign Going. Inside Shipping, the Invisible Industry that Brings You 90% of Everything. London: Granta, 2013.
KUO, Chengi. Managing Ship Safety. London: LLP, 1998.
MEIRINHO, Augusto Grieco Sant´Anna. Navios Estrangeiros Abandonados em Águas Jurisdicionais Brasileiras e a Atuação do Ministério Público do Trabalho. A Defesa da Dignidade Humana dos Marítimos. In: MIESSA, Élisson e CORREIA, Henrique (Orgs.). Estudos Aprofundados do Ministério Público do Trabalho. Salvador: JusPodium, 2017, pp. 457-471.
SAMPSON, Helen. Trabalhadores Marítimos Internacionais e Transnacionalismo no Século XXI. Campinas: Editora da Unicamp, 2018.
YANNOPOLOUS, G. N. The Economics of “Flagging Out”. Journal of Transport, Economics and Policy (JTEP). Vol. 22, nº 2, may 1988, pp. 197-207.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Direito e Negócios Internacionais - International Law and Business Review
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.