Sociedade do cansaço

O repouso do oficial mercante brasileiro e a segurança da navegação

Autores

Palavras-chave:

Fadiga Laboral, Marinha Mercante, Organização Marítima Internacional, STCW, Segurança da Navegação

Resumo

A Convenção Internacional sobre Padrões de Instrução, Certificação e Serviço de Quarto para Marítimos[1] (STCW) vincula que seus Estados signatários organizem serviços de quarto, em navios classificados para mar aberto, de modo a prevenir a fadiga laboral e preservar o descanso dos marítimos que estejam envolvidos em funções relacionadas a atribuições de segurança, prevenção da poluição e proteção da embarcação. O presente artigo tem como objetivo geral investigar a ocorrência fadiga laboral em oficiais mercantes brasileiros, a bordo de embarcações mercantes. Foi utilizado o método de abordagem dedutivo, recorrendo a levantamentos documentais e bibliográficos, além de entrevistas semiestruturadas, por meio da plataforma “Google Forms”, objetivando investigar o atual panorama do repouso do oficial mercante brasileiro, que trabalha, ou trabalhou no Brasil. O trabalho foi dividido em três seções, além da introdução e conclusão, tratando, respectivamente, do fenômeno da fadiga laboral contemporânea, das causas e impactos da fadiga laboral no mar e os resultados obtidos por meio do questionário aplicado, o qual apontou que 54% dos participantes declararam não ter adequado repouso a bordo, 61% costumam dormir seis horas ou menos e a maior parte deles relatou a incidência pouco frequente de sintomas de fadiga, entre outros dados que indicam a necessidade de medidas que protejam os direitos de repouso dos oficiais brasileiros.

Biografia do Autor

Caroline Costa de Souza, Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar

Graduanda em Ciências Náuticas, com habilitação em Náutica, pela Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA)

Gabrielli Beatriz Moura da Silva, Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar

Graduanda em Ciências Náuticas, com habilitação em Náutica, pela Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA).

Renã Margalho, Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar

Professor de Direito Marítimo e Encarregado da Divisão de Ensino de Náutica do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) - Marinha do Brasil; Advogado; Presidente da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro da OAB/PA; Coordenador Acadêmico de Pós-Graduação do Instituto Navigare; Professor do Curso de Especialização em Logística Portuária e Direito Marítimo do Instituto Navigare; Professor Convidado da Pós-Graduação EAD em Direito Marítimo da Universidade Santa Cecília (UNISANTA); Doutorando e Mestre em Direito (PPGD/UFPA); Pós-Graduado em Direito Marítimo e Portuário pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS).

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Publicado

2021-12-13

Como Citar

Sousa, C. C. de, Silva, G. B. M. da, & Margalho, R. (2021). Sociedade do cansaço: O repouso do oficial mercante brasileiro e a segurança da navegação. Revista De Direito E Negócios Internacionais Da Maritime Law Academy - International Law and Business Review , 1(2), 176–200. Recuperado de https://mlawreview.emnuvens.com.br/mlaw/article/view/42