GESTÃO DOS CONTRATOS DE AFRETAMENTO DO SETOR OFFSHORE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56258/issn.2763-8197.v2n2.p83-106

Palavras-chave:

contrato; negociações; setor comercial; conhecimento técnico.

Resumo

A pesquisa bibliográfica dos contratos de afretamento define, explica e exemplifica os tipos de contrato praticados no setor marítimo. Entre eles, destaca-se o contrato de afretamento por tempo como o tipo mais presente no setor offshore devido às suas características. De uma maneira geral, esses contratos possuem texto padrão e algumas cláusulas riders editáveis para adequá-los ao negócio. É possível também gerar apêndices ao contrato padrão evidenciando as particularidades de cada navio. A grande dificuldade em adequar as cláusulas riders e gerar os apêndices deve-se à falta de conhecimento técnico dos responsáveis por redigir, negociar e assinar os contratos das embarcações. A falta de informação adequada durante esse processo inicial pode acarretar situações desconfortáveis a serem vivenciadas pelos comandantes a bordo nas quais não seja possível cumprir com o que estipula o contrato. Sendo assim, uma boa avaliação técnica da embarcação durante o processo de negociação torna-se de grande valia para evitar futuros transtornos perante o cliente e perdas econômicas no decorrer do tempo em que se presta o serviço contratado. O objetivo desse trabalho é apontar a necessidade de uma pessoa com vivência de bordo inserida no departamento comercial das empresas offshore para auxiliar a avaliar e negociar as cláusulas contratuais.

Biografia do Autor

Verônica da Silva Rodrigues

Bacharel em Ciências Náuticas pela Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. Capitão de Cabotagem. Imediato em embarcações de apoio marítimo.

Referências

CASTRO JUNIOR, Osvaldo Agripino de. Direito Marítimo Made in Brasil. São Paulo: Lex Editora, 2007. 656p.

______. Constitucionalização do Direito Marítimo e do Direito Portuário. Revista de Direito e Negócios Internacionais da Maritime Law Academy - International Law and Business Review, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 6–29, 2021. Disponível em: https://mlawreview.emnuvens.com.br/mlaw/article/view/28. Acesso em: 6 nov. 2022.

JUNIOR, Bruno Wanderley; WANDERLEY, Danielle Maciel Ladeia; PEREIRA, Michele Cristie. A arbitragem como meio mais adequado para solução de controvérsias contratuais no Direito Marítimo. In: Direito Marítimo, portuário e Aduaneiro: temas contemporâneos. Organizado por MARTINS, Eliane M. Octaviano; OLIVEIRA, Paulo Henrique Reis de. Belo Horizonte: Arraes Editores, 2017. P. 7 a 19.

MARTINS, Eliane Maria Octaviano. Curso de Direito Marítimo, Vol. I: Teoria Geral. 4ª. Ed. Barueri: Manole, 2013. 652p.

______. Curso de Direito Marítimo, Vol. II: Vendas Marítimas. 2ª. Ed. atualizada e ampliada Barueri: Manole, 2013. 554p.

______. Curso de Direito Marítimo, Vol. III: Contratos e Processos. Barueri: Manole, 2015. 810p.

MOYSÉS FILHO, Marco Antônio. Contratos de Afretamento de Navios. 1. ed. Curitiba: Juruá, 2017. 504p.

STOPFORD, Martin. Economia Marítima. Tradução: Ana Cristina Paixão Casaca; Léo Tadeu Robles. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2017. 890p.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

da Silva Rodrigues, V. (2022). GESTÃO DOS CONTRATOS DE AFRETAMENTO DO SETOR OFFSHORE. Revista De Direito E Negócios Internacionais Da Maritime Law Academy - International Law and Business Review , 2(2), 83–106. https://doi.org/10.56258/issn.2763-8197.v2n2.p83-106