GESTÃO DOS CONTRATOS DE AFRETAMENTO DO SETOR OFFSHORE
DOI:
https://doi.org/10.56258/issn.2763-8197.v2n2.p83-106Palavras-chave:
contrato; negociações; setor comercial; conhecimento técnico.Resumo
A pesquisa bibliográfica dos contratos de afretamento define, explica e exemplifica os tipos de contrato praticados no setor marítimo. Entre eles, destaca-se o contrato de afretamento por tempo como o tipo mais presente no setor offshore devido às suas características. De uma maneira geral, esses contratos possuem texto padrão e algumas cláusulas riders editáveis para adequá-los ao negócio. É possível também gerar apêndices ao contrato padrão evidenciando as particularidades de cada navio. A grande dificuldade em adequar as cláusulas riders e gerar os apêndices deve-se à falta de conhecimento técnico dos responsáveis por redigir, negociar e assinar os contratos das embarcações. A falta de informação adequada durante esse processo inicial pode acarretar situações desconfortáveis a serem vivenciadas pelos comandantes a bordo nas quais não seja possível cumprir com o que estipula o contrato. Sendo assim, uma boa avaliação técnica da embarcação durante o processo de negociação torna-se de grande valia para evitar futuros transtornos perante o cliente e perdas econômicas no decorrer do tempo em que se presta o serviço contratado. O objetivo desse trabalho é apontar a necessidade de uma pessoa com vivência de bordo inserida no departamento comercial das empresas offshore para auxiliar a avaliar e negociar as cláusulas contratuais.
Referências
CASTRO JUNIOR, Osvaldo Agripino de. Direito Marítimo Made in Brasil. São Paulo: Lex Editora, 2007. 656p.
______. Constitucionalização do Direito Marítimo e do Direito Portuário. Revista de Direito e Negócios Internacionais da Maritime Law Academy - International Law and Business Review, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 6–29, 2021. Disponível em: https://mlawreview.emnuvens.com.br/mlaw/article/view/28. Acesso em: 6 nov. 2022.
JUNIOR, Bruno Wanderley; WANDERLEY, Danielle Maciel Ladeia; PEREIRA, Michele Cristie. A arbitragem como meio mais adequado para solução de controvérsias contratuais no Direito Marítimo. In: Direito Marítimo, portuário e Aduaneiro: temas contemporâneos. Organizado por MARTINS, Eliane M. Octaviano; OLIVEIRA, Paulo Henrique Reis de. Belo Horizonte: Arraes Editores, 2017. P. 7 a 19.
MARTINS, Eliane Maria Octaviano. Curso de Direito Marítimo, Vol. I: Teoria Geral. 4ª. Ed. Barueri: Manole, 2013. 652p.
______. Curso de Direito Marítimo, Vol. II: Vendas Marítimas. 2ª. Ed. atualizada e ampliada Barueri: Manole, 2013. 554p.
______. Curso de Direito Marítimo, Vol. III: Contratos e Processos. Barueri: Manole, 2015. 810p.
MOYSÉS FILHO, Marco Antônio. Contratos de Afretamento de Navios. 1. ed. Curitiba: Juruá, 2017. 504p.
STOPFORD, Martin. Economia Marítima. Tradução: Ana Cristina Paixão Casaca; Léo Tadeu Robles. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2017. 890p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Direito e Negócios Internacionais da Maritime Law Academy - International Law and Business Review
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.